|
Dona Júlia, Residente do Lar Portal da Luz. |
De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de quase 9% da população brasileira é de idosos.
É considerada idosa, tanto pelo IBGE quanto pela Organização Mundial de Saúde - OMS, pessoa com 60 anos ou mais. É válido ressaltar que a OMS considera esta idade para países em desenvolvimento, como o Brasil.
Com um aumento na renda familiar (principalmente da população de baixa renda) a expectativa de vida vem crescendo. A qualidade de vida aumentando em conjunto.
Neste contexto Pessoas, grupos, organizações governamentais e não governamentais vem cada vez mais se preocupando em como gerar mais longevidade a nossa população brasileira, que está em processo transitório. Especialistas mostram: velhice não é sinônimo de doença, inutilidade.
A velhice pode ser bem aproveitada quando há uma qualidade de vida maior. Quando há uma atenção especial com a alimentação, prática de exercícios, atividades ocupacionais, lazer e por que não uma boa e saudável conversa para despertar a mente e o Bom humor?
Com base nestas informações, o Lar Portal da Luz se preocupa em oferecer tais requisitos que possam auxiliar no combate as doenças que surgem, com mais frequência, na 3ª idade. Cultivo orgânico, atividades ocupacionais, fisioterapia, música e outros são nosso principal instrumento de combate.
Mas o motor disso tudo é a crença de que podemos fazer a diferença - basta querermos. Esse é o pensamento maior de todos que fazem parte da Instituição.
...
Texto: Danny Alves
Fonte: IBGE - Censo 2010.